A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita. Essa descoberta, necessária para a formação do indivíduo, adquire assim um caráter lúdico. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são atividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo do aluno, desde antes da alfabetização, pois constituem uma excelente forma de preparação para aprendizagem da leitura e da escrita.
Em todos os momentos a poesia é bem-vinda, para que as crianças desde cedo possam criar o hábito da leitura e da escrita, a poesia nada mais é do que o retrato da nossa imaginação, da nossa autenticidade, beleza e emoção.
Em todos os momentos a poesia é bem-vinda, para que as crianças desde cedo possam criar o hábito da leitura e da escrita, a poesia nada mais é do que o retrato da nossa imaginação, da nossa autenticidade, beleza e emoção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário