quinta-feira, 24 de junho de 2010

"ADOLESCÊNCIA ... FELIZ IDADE" e "INCLUSÃO"

Os alunos da 5ª série 01 com a Professora Luciana Tramontina, trabalharam o projeto Sexualidade a partir do texto "Adolescência ... Feliz Idade" de Cida Lopes.
Este texto foi trabalhado na Sala Informatizada, onde leram o texto observando as imagens, dialogaram a respeito do assunto e, após, produziram poesias. Vamos conhecer algumas?

"A nossa Adolescência"

A adolescência é uma fase
que não demora,
quando vemos, já é hora.

Quando nos tornamos
adolescentes
É quando começamos
a ficar independentes.
Nossos pais ficam contentes
quando nos tornamos
adolescentes independentes.

Chegamos na vida adulta,
é quando começamos a nos virar.
O tempo passa
e quando vemos,
idosos vamos nos tornar.
(Willian e Lucas)

A minha vida

Quando eu era pequenino
Eu pensava em estudar
Agora que sou adolescente
Eu penso em namorar.

Quando crescer,
quero me formar
E depois, adulto
vou me casar
E ter uma casa
para morar.
(Jessé e Matheus Alisson)


“A CHEGADA DA ADOLESCÊNCIA”

Estou chegando na adolescência,
Perdendo coisas que não poderiam
Ser perdidas, também ganhando
Coisas que jamais achei que ganharia

A gente não quer deixar de ser criança ,
mas não quer ser sempre criança
queremos crescer...

Deixamos de lado nossas brincadeiras
com os pais e passamos a fazer bobeiras

A nossa mãe nos diz que somos pequenos demais para
Fazer certas coisas, como por exemplo, fazer sexo,
Casar, namorar e principalmente morar sozinho.

Na adolescência não tem nada a ver brincar de boneca,
carrinhos ou ouvir histórias antes de dormir.

Os adolescentes acham que são donos do próprio
nariz e não são .Isso é para aqueles que acham
Que são adolescentes com onze , doze anos de idade

Por isso, nós Jéssica e Sara, falamos: - Aproveitem a
Infância e deixem um pouco de lado a adolescência

E para os adolescentes, repeitem os mais velhos e
E principalmente seus pais e deixem de serem
Mandões e vivam a vida sem atrapalhar a do outros
(Jéssica e Sara)


Gostaríamos de destacar o trabalho do Aluno Gustavo de Lima Maceno, que possui Deficiência Auditiva. Este nosso amigo produziu sua Poesia com a ajuda da colega Taís Aparecida Goes. Ele digitou a poesia sozinho, contando com as professoras Luciana e Dirce, para sanar dúvidas. Confiram a Poesia deste aluno:

“Minha vida agora e daqui para frente”

Eu, quando era pequeno
brincava, rolava no chão,
mas agora que sou grandão
pouco posso fazer
Mas daqui para a frente
tudo pode ser diferente
Não vou poder depender
somente dos meus pais

Mas quando eu estiver
com 20 anos vou ter
que trabalhar
para me sustentar
vou namorar, me casar
e ter meus Filhos.
(Gustavo - DA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário