quinta-feira, 6 de maio de 2010

PRODUZINDO COM A PROFª ELIANE

Os alunos da 8ª série 01 e 02, em Português, com a Professora Eliane, estudaram os gêneros textuais: “Poesia, Descrição e Narração”.
Depois, os alunos escolheram três títulos e produziram textos, de acordo com os gêneros estudados.

Narração: Viajando

Acordei de manhã,com os gritos do meu pai,que era pra acordar,pois íamos viajar.
Pulei da cama,com muita disposição,perguntei para o pai,onde íamos,ele responde para á floresta perdido.Eu fique espantado. Minha mãe e minhas duas irmãs.ficaram arrumando as roupas,as comidas..Estava tudo pronto, embarcamos no carro,minha mãe,o pai minhas irmãs e o meu sobrinho.
Eu fiquei desconfiado, pois nunca tinha ouvido falar nessa floresta.
Demoro mais ou menos duas horas e meia pra chegar.A floresta era linda,começamos armar as barracas na beira de um rio de águas cristalinas.Depois de tudo arrumado minha mãe foi fazer o almoço e eu,o meu sobrinho e o pai fomos pescar.Pegamos bastante peixe.
O almoço ficou pronto estava ótimo repeti várias vezes.Depois do almoço fui me deitar.cochilei uma meia-hora,acordei então e falei que ia passear,o pai disse pra não ir longo,ou poderia se perder.
Fui avistando animais belos,árvores enormes,mas escutei um grito de passarinho,fui correndo ver,tinha um canarinho machucado,peguei ele levei para o acampamento e cuidei dos ferimentos.Coitadinho tinha machucado a asinha.
Ele não podia voar.Dei quirera pra ele comer,meu sobrinho ficou bem alegre de ver.O passarinho acabou dormindo,estava cansado e fui se deitar.
Acordei para jantar,peixe frito e arroz, uma delicia.Todo mundo dormiu bastante até o passarinho.Eu dormi logo após á janta. Acordei bem cedo,tomei café e coloquei o passarinho no ombro,fui dar umas voltas,também levei o meu sobrinho.Caminhamos bastante,até que uma coisa refletia nos meus olhos, cheguei mais perto,era uma espada cravada numa pecha. Meu sobrinho tentou tirar não conseguiu,eu peguei com toda a minha força a espada,saiu..
A aspada era bem forte cortava qualquer coisa.Eu muito alegre fique brincando com a espada,mas um
animal feroz no atacou,meu sobrinho muito ágil se esquivou.Eu pulei e cravei a espada no coração do animal.Eu e o meu sobrinho voltamos correndo para o acampamento.No caminho achei um papel e pus no bolso e nem li.
Chegamos lá estávamos cansados, minha mãe perguntou sobre a espada e contei o que havia acontecido.
(Anderson Lucio dos Santos 8°o2)

.............
Descrição:
“Diante do Mar”

Diante do mar sinto uma emoção, quando meus pés tocam a areia, dá vontade de entrar na água límpida e cristalina.
Sempre tem pessoas surfando nas grandes ondas, andando de jet-ski, ou só mesmo nadar As crianças brincam de fazer castelinhos de areia. Os mais gulosos não saem dos restaurantes e das barraquinhas.
Também as mulheres, ficam só comprando coisas dos vendedores ambulantes. Não podemos esquecer dos salva-vidas, pois todo dia salvam várias pessoas de afogamentos. E os estrangeiros que vem se divertir nas lindas praias do Brasil, que sempre estão lotadas.
...............

Poesia: “Amazônia”

A Amazônia é linda,
Mas por gananciosos,
Ela está sendo destruída,
Para o Brasil ela é preciosa.
Nela habitam vários animais;
Mas ela, estão desmatando;
E os animais não querem morar mais;
Poucas pessoas se concretizando,
Por causa disso o mundo
Está mudando.
A Amazônia é o coração do Brasil.
Nela vive a nossa história,
Nela vive a nossa nação,
Nela vive a arara azul, o papagaio, a onça pintada ...
Que já estão em extinção.
Na Amazônia está o maior rio do mundo
E que para os ribeirinhos é tudo,
Pois dali tiram o sustento para tratar os filhinhos.
Então todos vamos se unir,
Vamos a Amazônia preservar
Senão ela pode sumir
E o mundo acabar!

...............

Gente! Que coisa linda!!!!! Parabéns à professora e aos seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário